Represa de Rifaina – SP
Para quem não conhece, com certeza um dos melhores pontos de mergulho em água doce do estado de São Paulo.
Rifaina é uma das menores represas do sistema Furnas Hidrelétricas e é ideal para o Mergulho. No verão a água chega aos 29° na superfície e aos 26° no fundo e sua visibilidade média em torno de 12 metros. A melhor época para mergulhos é de maio a dezembro, encontrando seu auge no inverno quando a visibilidade pode chegar a 30 metros e a água em torno de 23º.
Encontramos de tudo por aqui… Um pouco de História e mergulho arqueológico, com a antiga cidade, trilhos da estação ferroviária, olarias de tijolos e telhas, antiga ponte que ligava SP a MG, e tem o antigo leito do Rio Grande perto da Ilha do Estreito.
Estas instalações foram submersas pelo lago formado entre as barragens de Rifaina e Estreito.
Deformação criada pela água de 6 a 19 metros e no leito pode chegar a 40 metros de profundidade, onde mergulhamos entre os cânions do antigo leito que parecem que foram esculpidos criando uma paisagem única. Nesta represa vemos cardumes de mandis, tucunarés, tilápias, mas principalmente grandes trairões e outros tipos de peixes.
Utilizando a ótima estrutura do nosso parceiro local, realizamos saídas frequentes com mergulhos embarcados nos Cânions (mergulhos mais profundos) e mergulhos de praia visitando a antiga ponte interestadual, uma olaria e ruínas da linha ferroviária.
.
Sempre incluindo:
– 2 diárias em pousada ou hotel, com café da manhã;
– 5 mergulhos, sendo 3 de praia (1 noturno) e 2 embarcados, com lanches e bebidas a bordo (churrasco no embarcado);
– Transporte em ônibus até Rifaina (com quórum mínimo de 14 pessoas);
– Acompanhamento de Staff experiente e preparada, para seu conforto e segurança.
.
Não inclui:
– Aluguel de equipamentos;
– Transporte até Rifaina (no caso de não atingimento do quórum mínimo de 14 pessoas);
– Despesas extras.
.